sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Como o aumento de impostos afetará seu bolso?


O aumento de impostos, anunciado esse mês pelo governo federal, pesará no bolso do contribuinte desde o financiamento de um eletrodoméstico até o hidratante corporal do supermercado. E o pior, a presidente Dilma Rousseff vetou o projeto de lei que reajustava em 6,5% (índice próximo à inflação real, que foi de 6,41% no ano passado) a tabela do Imposto de Renda e manteve o reajuste de somente 4,5%. Ficou confuso? É que, na prática, o baixo reajuste empurra os contribuintes que tiveram correção salarial alinhada à inflação para faixas mais altas no recolhimento do IR em folha.
Esses aumentos levarão ao Tesouro R$ 20,6 bilhões a mais em 2015. 36,3% do PIB do Brasil já é de carga tributária, e a porcentagem aumentará. A intenção do governo federal com esses aumentos é conseguir poupar 1,2% do PIB para recuperar a confiança dos investidores e empresários que estão com o pé atrás.
Mas o consumidor final, ou seja, a população, sofrerá, pois o dinheiro que seria usado para lazer e bens de consumo terá outro fim, deixando de ser injetado na economia,  afirma o economista do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Celso Pudwell.
O infográfico abaixo explica mais didaticamente como os aumentos afetarão diretamente seu bolso:
imposto

Nenhum comentário:

Postar um comentário